Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado

O senador Rodrigo Pacheco foi eleito presidente do Senado para o biênio 2021-2022. Ele obteve 57 votos. A vitória ocorreu após disputa com a senadora Simone Tebet, que obteve 21 votos.



Pacheco tinha o apoio de dez partidos, incluindo a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro e a oposição (PT e PDT).


País.

Como presidente do Senado, o senador do DEM será responsável por convocar a votação do Orçamento de 2021, que ainda está parada no Congresso. A proposta é decisiva para o governo do presidente Jair Bolsonaro, pois define o tamanho da verba de cada ministério, e também para os congressistas, pois estabelece o destino das emendas parlamentares. O Centrão da Câmara pressiona pela instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) para discutir o projeto.


Uma vitória de Pacheco, de acordo com técnicos e integrantes do Congresso, traz tranquilidade para o presidente Bolsonaro na análise do Orçamento. Um grupo adversário controlando essa pauta poderia pressionar o Executivo com projetos que aumentem gastos. O parlamentar demonstrou que não pretende entrar em colisão com o Executivo na administração das contas públicas e no destino do teto de gastos. A regra, porém, não pode ficar “intocada” na pressão social, afirmou ele ao Broadcast Político, antes da eleição.

0/Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem